7 passos para simplificar sua vida hoje

Tempo de leitura: 3 minutos

A quantidade de coisas que você tem a fazer na sua vida pode ser uma lista gigante para enfrentar, o que traz a sensação de frustração. Então, o ato de simplificar pode causar um efeito impressionante.

você pode iniciar esse processo de simplificar, aos poucos com pequenos passos. Apresentamos 7 passos simples que você pode fazer hoje. Não amanhã, não semana que vem, não mês que vem. Hoje. Escolha um e faça hoje. Amanhã, escolha outro:

1. Faça uma lista pequena. Pegue uma folha de papel pequena (do tamanho de um cartão) ou um cartão. Agora, faça uma lista com as 4 ou 5 coisas mais importantes na sua vida. O que é mais importante para você? O que você mais valoriza? Quais o as 4 ou 5 coisas que você mais quer fazer na sua vida? Simplificando a lista para apenas essas prioridades, você traz o foco para o que realmente importa na sua vida.

2. Largue um compromisso. Pense sobre todas as coisas que você faz na sua vida, que está comprometido e ache uma que tema fazer. Algo que leva tempo não lhe traz muito valor, alegria. Talvez esteja comprometido com alguma atividade diária, semanal ou até mensal que você realmente não quer fazer. Largue esse compromisso. Comunique para as pessoas envolvidas a essa atividade que você não tem tempo. Você se sentirá aliviado. A recomendação seria largar todos os compromissos que não contribuem para a sua lista curta (do primeiro item), mas por hoje, apenas largue um compromisso.

3. Limpe uma gaveta. Ou uma prateleira, ou bancada, ou um canto da sala. Não o quarto/espaço inteiro. Apenas uma pequena área. Essa área menor representa o inicio, a simplicidade e o ponto de partida para próximas ações. Como limpar?

3.1) Esvazie tudo da gaveta ou prateleira e forme uma pilha.

3.2) Dessa pilha, escolha apenas as coisas mais importantes e que você usa realmente.

3.3) Livre-se do resto agora. Jogue fora ou doe.

3.4) Coloque as coisas que você selecionou de volta de uma forma ordenada e organizada.

Faça isso também com sua mesa de trabalho.

4. Simplifique sua lista de tarefas. Olhe a sua lista de tarefas. Se tiver mais de 10 itens, você provavelmente pode simplificar um pouco. Tente achar itens que podem ser eliminados, delegados, automatizados, terceirizados ou ignorados. Encurte a lista. Isso é um bom hábito para fazer uma vez por semana.

5. Arrume tempo livre. De forma geral, simplificar a sua vida é ter tempo livre para fazer coisas que você quer fazer. Infelizmente, pode ser difícil arranjar tempo até para planejar como simplificar a sua vida. Se esse for o seu caso, consiga pelo menos 30 minutos por dia ou libere um final de semana para pensar sobre como conseguir simplificar.

Algumas ideias para conseguir 30 minutos por dia:

5.1) Acorde mais cedo;

5.2) Assista menos TV;

5.3) Almoce na sua mesa, sem distrações;

5.4) Verifique muito menos suas redes sociais (atualmente isso vem consumindo muito tempo das pessoas);

5.5) Veja seu e-mail apenas uma vez por dia.

6. Mova-se mais lentamente. Estamos sempre apressados ao longo do dia, nos movendo de uma tarefa para outra, de um compromisso para outro. Até chegarmos em nossas casas exaustos, no final do dia. Para evitar essa exaustão, simplifique a sua vida fazendo mais lentamente suas as tarefas. Coma mais devagar, dirija mais devagar, ande mais devagar, trabalhe mais devagar. Esse processo não é tão fácil de dominar, mas você pode começar a praticar hoje.

7. Trabalhe em uma tarefa por vez. Ao invés de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, faça uma coisa de cada vez. Remova todas as distrações, resista qualquer desejo de checar o seu e-mail ou fazer outra tarefa habitual. Foque em uma única tarefa, até que você a termine. Isso causa uma grande diferença em seu nível de stress e produtividade.