O melhor método de produtividade

Tempo de leitura: 2 minutos

Você pode ler livros inteiros sobre produtividade, dezenas de posts em blogs, e implementar meia dúzia de diferentes sistemas de produtividade. E no final do dia, não terá feito nada importante.

A verdade é que produtividade é bastante simples, na teoria. Mesmo se você tenha uma quantidade enorme de coisas para fazer, siga esses passos:

  1. Escolha alguma coisa importante para trabalhar (uma tarefa do seu projeto mais importante, talvez). O que você escolhe não importa, na verdade. E o porquê disso você entenderá em breve.
  2. Foque exclusivamente nesta tarefa por um determinado tempo (15min por exemplo), finalizando-a, se você conseguir.
  3. Caso consiga finalizar a tarefa, escolha outra tarefa importante depois dessa.

E claro, faça pausas. Dê uma volta. Levanta-se. Coma alguma coisa saudável. Socialize. Se estiver indo para o trabalho, foque em alguma coisa importante, e tente fazer essa atividade. Você pode pensar que tem muita coisa pra fazer, mas na verdade, tudo o que você pode fazer é focar em uma coisa de cada vez.

Então, se é tão simples, o que está no caminho? Medo.

Alguns dos medos entram no caminho de executar os passos da produtividade acima: Medo de falhar, incerteza, incompetência, desconforto, não ter o controle do que vai acontecer.

Nós não gostamos de sentir esses medos. Então, acabamos ignorando-os, tentando buscar o controle, a certeza, o conforto. Fazemos isso indo para distrações: sites de notícias, redes sociais, aplicativos de mensagens e vídeos e e-mail. Nós tentamos ter o controle arrumando outras atividades, fugindo de tarefas importantes, mas incertas. Qualquer coisa para evitar a incerteza.

Então agora chegamos no Melhor Método de Produtividade:

  1. Comece definindo uma tarefa importante para si mesmo. Quando você perceber que está se perdendo nas distrações, dê um passo para trás e volte para tarefa importante.
  2. Foque nessa tarefa, e somente nela. Tente finalizá-la, ou pelo menos trabalhe nela por 10 ou 15 minutos sem interrupções.
  3. Quando você perceber que está se distraindo, dê uma pausa. Perceba o medo de continuar, o desconforto.
  4. Fique com esse sentimento físico por um minuto. Aprenda que é normal.
  5. Volte para a tarefa, mesmo com o sentimento do medo em você.

É isso. Esteja consciente do medo, explore-o com curiosidade, e faça sua tarefa importante mesmo assim. A dica é termos consciência do sentimento e treinar a volta para tarefa.

Você vai querer fugir do sentimento de desconforto, e se distrair, várias vezes. Mas é nesse momento que você decide não fugir e desenvolve um hábito que irá mudar a sua vida.