Por que acordar cedo e como consegui esse hábito?

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Meu propósito para acordar cedo: Aumentar minha produtividade e ganhar qualidade de vida. Esses foram os meus propósitos. Estava com a sensação de inutilidade, de não conseguir fazer o que queria, de ter feito coisas mas nada por completo, e ainda me sentindo cansado ao fim do dia.

Sempre tive muita dificuldade de acordar cedo e dormir cedo. Essas dicas serviram para mim, pelo que penso hoje e está adaptado a minha realidade. Caso sirva, pratique e adapte a vontade:

1. Sem televisão no quarto. Demorei um tempo para acostumar (acho que alguns meses), chegava a sair do quarto para sala para ver TV. Hoje não sinto falta alguma. Além de atrapalhar o sono, você elimina o excesso de informação inútil e tendenciosa.
2. Um pouco antes de dormir, praticar a leitura. A leitura de um livro físico antes de dormir parece um sonífero para mim.
3. Evitar o smartphone. Tenho uma vontade grande de consumir bons conteúdos e blogs de meu interesse via smartphone mas vi que se eu fizer isso antes de dormir, perco o sono, fico muito agitado.
4. Poucas luzes ou nenhuma para dormir. Na hora de dormir procuro desligar todas as luzes.
5. Quando o despertador tocar, levante-se sem pensar. No início eu deixava o despertador afastado para ter que levantar para desligar. Retire a função soneca, neste caso ela é prejudicial.
6. Realizar uma tarefa muito pequena quando levanta da cama. Eu procuro arrumar minha cama, isso traz a sensação de tarefa concluída antes de qualquer coisa.
6. Fazer o que está motivado logo após acordar. Depois de comer e fazer higiene pessoal, sigo para minha atividade física que atualmente me motiva bastante. Esse também foi um processo de descoberta. Tente várias atividades até que encontre uma que te traga alegria, que esteja de acordo com teus propósitos ou simplesmente que você goste muito.

No início é bem difícil. A dica é fazer de forma gradual, por exemplo acordar as 10h, depois as 9h e assim sucessivamente. Ir praticando. Para as minhas atividades, 6h da manhã é excelente. É bom lembrar que todo o hábito é vencido pelo hábito.

1 comentário


  1. Gostei das dicas. Mesmo já tendo o hábito de levantar assim que acordo, há outras orientações muito interessantes para depois de levantar. Valeu!

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